Crônica Essência


O gengibre é uma das plantas mais utilizadas pela medicina por causa de suas riquezas em suas moléculas onde contém felandreno (óleo odorífero secretoras da planta)

Popularmente o famoso chá de gengibre possui uma ação desintoxicante por causa dos pedaços de rinzoma fresco fervido em água que combate a gripe.

Entre muitas utilidades medicinais está o fato de profissionais como locutores e cantores mastigar pedacinho de gengibre para aquecer e melhorar o timbre da voz.

Mas o que mais me chama a atenção dessa planta é a essência. Um pedaço de gengibre do tamanho da cabeça de um alfinete, uma vez triturado entre os dentes, transmite a sua identidade, pois perfuma o hálito.  A essência é detectada  pelo olfato.

Assim como gengibre, da mesma forma, toda motivação transmite a verdadeira essência da labuta do dia a dia.

Cada pessoa possui uma motivação para suas ações na vida. Diante dos obstáculos encontrados quando confrontados ou desafiados na área em que atuam transmitem a essência do seu caráter.

Todo ser humano possui uma essência. As decisões que tomamos na vida são motivadas pela volição (o ato que determina a vontade.)

Portanto não é difícil detectar o “odor” da ganância, o cheiro do poder pelo poder, nas respostas e nas atitudes que tomamos diante das situações conflitantes de confronto diante das idéias e dos planos apresentados.

Existe um inseto que apelidaram da “Maria Fedida” Bem, é um percevejo, que mais tecnicamente pode ser chamado de Hemíptera, a mesma ordem dos barbeiros. Recebe este nome e outros como fede-fede porque exalam um odor desagradável quando se sentem ameaçados. Se voce tocar nesse inseto ou feri-lo dificilmente voce suportará o mal cheiro que ele exala. Isso é essência.  Bem, Maria fedida quando ameaçada como defesa apenas exala o cheiro de sua natureza para se proteger.

Jesus de Nazaré transmitiu sua verdadeira e rara Essência Humana quando na cruz pediu perdão aos seus algozes, quando morria na cruz. Há um provérbio chinês que diz “Se como o sândalo, que perfuma o machado que o fere”. Ai se estabelece o que chamo de “essência” humana rara.

Devemos procurar obter diariamente essa essência Rara. Quando confrontados, desafiados, afrontados, injuriados, perseguidos, que tipo de cheiro vai exalar de nossa vida?

A essência maior de alguém que se intitula cristão deve ser o amor

Perfumes caríssimos não o são por estarem nos pequenos frascos, mas sim porque possuem essência rara.

Qual é odor que voce transmite quando confrontado, desafiado, triturado, angustiado, desafiado?

Eis minha definição da essência humana em forma de acróstico

E mana do caráter
S ilencia a voz pelo exemplo
S egredas verdades
E  mite veracidade
N ervo exposto da alma
C arrega as virtudes de Cristo
I rradia a luz da personalidade
A mago  da volição

H á um cheiro
U nico
M isterioso que se chama:
A  mor
N ardo puro
A roma divino

R eliga o homem a Deus
A malga a alma
R umina o sagrado
A viva a fé pelo servir

 
Autor: Pedro Almeida
Coordenador Nacional Ministério de Casais da Igreja Quandrangular